Perguntas Frequentes

Listamos as dúvidas mais frequentes sobre a plataforma MeepleStarter. Caso a dúvida ainda permaneça, entre em contato conosco pelos canais de atendimento!

A MeepleStarter é uma plataforma para tirar projetos do papel. Aqui ideias inovadoras tornam-se viáveis a partir da colaboração direta e da confiança entre entusiastas que se identificam com elas.

Aqui você pode ser o(a) Criador(a) ou o(a) Apoiador(a).

Criador é a pessoa, grupo ou empresa com um projeto que gostaria que ganhasse vida, mas não tem dinheiro para viabilizá-lo.
Apoiador é a pessoa que quer ajudar financeiramente o criador a colocar seu projeto no mercado e garantir alguma recompensa por isso.
Ambos se encontram na pagina do projeto. Lá o criador conta sobre o seu projeto, mostra como funciona e quanto ele precisa, em dinheiro, para que isso aconteça. O apoiador encontra um projeto que se identifique e, pela página do projeto, escolhe apoiar selecionando as recompensas. Também será seu canal de comunicação com o criador.

Clique na aba "MENU" e em "COMO FUNCIONA" para conhecer as modalidades de projetos.

A MeepleStarter não é responsável pelo financiamento, divulgação, execução, nem pela entrega de recompensas dos projetos inscritos. Antes de qualquer usuário realizar um apoio ou publicar uma campanha é fundamental que esteja ciente do nosso protocolo de Termo de Responsabilidade.

Não. Aqui todo apoio está atrelado a algum produto ou serviço e sempre terá uma recompensa, mesmo que esta seja algo intangível.
Não aceitaremos inscrições de projetos que visem arrecadação de dinheiro com destino a financiar dívidas, adquirir algo para uso pessoal ou de recuperação judicial de empresa.

Os criadores podem ou não se beneficiar das expertises das empresas do grupo Ludens, como a Editora Ludens Spirit, a Fábrica LudensLab ou a Loja on-line e distribuidora Ludeka, adquirindo um pacote de serviços com a consultoria de seu interesse, mas a publicação de um projeto, mesmo que bem sucedido e com a consultoria da Ludens Spirit, não tornará a empresa parceira na realização, fabricação e distribuição do projeto.
Não poderá usar logotipos de nenhuma empresa do Grupo Ludens sem antes ter sido acordado por contrato a devida participação por ambas as partes.
Embora a Ludens possa vir contatar projetos que tenha interesse em publicar ou produzir, cada caso será analisado, minunciosamente, e com contratações diferentes ao da plataforma de financiamento coletivo.

Não custa nada cadastrar um projeto na MeepleStarter, a taxa da plataforma só será cobrada caso o projeto seja financiado e ocorrer a transferência do dinheiro para o criador. Nesse caso, cobramos 5% do valor total arrecadado.

Na modalidade Meta Fixa, se a arrecadação não alcançar a meta mínima, devolveremos todo o dinheiro aos apoiadores e você não vai ter que pagar nada por isso.
Porém, se atingir a meta mínima ou ultrapassar a meta mínima, cobraremos 5% sobre o valor total arrecadado.

Já na modalidade Progressivo, a MeepleStarter cobrará 5%, independente de qual seja o valor arrecadado e, os 95% restantes ficarão para o criador.

Sim! O criador estará se comprometendo a entregá-las conforme as condições que você tiver informado na página da sua campanha.

Cada criador pode optar por uma das duas modalidades que oferecemos:

Modelo de Financiamento Meta Fixa: Nesse modelo, os projetos estabelecem uma meta de arrecadação de fundos e definem um prazo para alcançar essa meta. Se a meta não for atingida dentro do prazo estabelecido, todos os fundos arrecadados são devolvidos aos apoiadores. Portanto, o projeto precisa atingir a meta para receber os fundos. É um formato "tudo ou nada", onde o projeto só segue adiante se a meta for atingida integralmente.

Modelo Financiamento Progressivo: Nesse modelo, não é obrigatório atingir a meta no prazo determinado. Os criadores podem receber os valores arrecadados e os apoios são repassados para o criador independentemente do valor total arrecadado. É também uma maneira de dar continuidade ao desenvolvimento de um projeto ou à produção de um produto que precisa de um número maior de apoiadores para ser lançado com maior sucesso. Ideal para casos como pré-venda ou versões de projetos com personalizações.

Nas modalidades Meta Fixa e Progressiva, os apoiadores farão apoios e pagarão uma única vez, e o dinheiro só será repassado ao realizador uma vez, após o fim do prazo de arrecadação e, somente se o projeto for financiado com sucesso de acordo com a regra da modalidade escolhida.

E essa é uma das principais diferenças entre as modalidades Meta Fixa e Progressivo:
Na Meta Fixa:
- O projeto tem um valor obrigatório para ser atingido e um prazo determinado para que isso aconteça.

- Se o projeto for bem sucedido, ou seja, se atingir ou ultrapassar a meta obrigatória antes do prazo estabelecido acabar, o criador recebe o dinheiro e os apoiadores recebem as recompensas.
- Se o projeto não for bem sucedido, os apoiadores recebem o dinheiro de volta, o criador não tem o compromisso de executar o projeto ou entregar as recompensas e nenhuma taxa será cobrada do criador.
Na Progressiva:
- O projeto tem um valor a ser atingido e um prazo determinado para que isso aconteça. Porém não é obrigatório que o valor seja atingido.

- O criador recebe o dinheiro mesmo que não tenha atingido a meta e os apoiadores recebem as recompensas escolhidas.

Para arrecadar dinheiro pela MeepleStarter o criador precisar ter uma ideia inovadora, ser capaz de viabilizá-la e cumprir as condições abaixo.
Para casos de Pessoa Física:
• Ter 18 anos ou mais*;

• Ser brasileiro (porque a gente vai precisar dos seus dados de CPF e de RG - ou algum documento semelhante, como a CNH) ou estrangeiro com visto permanente (e possuir CPF também);

• Ter um endereço no Brasil (precisaremos do comprovante de residência para os procedimentos de pagamento);

• Ter uma conta bancária no Brasil.
* Menores de idade podem enviar projetos caso estes estejam sob responsabilidade de seus pais ou professores. Nesse caso, um dos pais ou um dos professores deverá cadastrar o projeto e registrar os seus dados como responsável pelo projeto.
Se for Pessoa Jurídica
• Razão Social;

• CNPJ;

• Conta bancária no Brasil;

• Comprovante de endereço, CPF e RG de um dos sócios (precisaremos dessas informações para os procedimentos de pagamento).

Para projetos bem sucedidos, ou seja, que tenham atingido a Meta Fixa ou Progressiva, o valor arrecadado, menos 5% da taxa administrativa da plataforma, será depositado em até 5 dias úteis após o término do prazo estipulado para a campanha. É necessário ter informado uma conta corrente no Brasil para que o valor seja depositado dentro do prazo estipulado.

Projetos que não foram bem sucedidos, não serão realizados e os apoios serão devolvidos aos apoiadores no prazo de até 5 (cinco) dias úteis após o término do prazo estipulado para o final da campanha.

Para casos onde o apoiador desista do apoio realizado para um projeto, ele deverá entrar em contato pelo e-mail: contato@meeplestarter.com.br.

Em breve, disponibilizaremos ferramentas para que cada criador possa submeter seus projetos de forma automatizada e possa preparar sua campanha diretamente do painel de controle da nossa plataforma.

Enquanto estamos nesse período de testes, você pode nos mandar os projetos para análise através do e-mail: atendimento@meeplestarter.com.br.